See all those languages up there? We translate Global Voices stories to make the world's citizen media available to everyone.

Learn more about Lingua Translation  »

Sao Tome and Principe: Hip Hop to Provoke Thought

Abri os olhos São Tomé (Open your eyes Sao Tome) [pt] is an intervention mixed song with “controversial lyrics” by santomean rapper PekaGBoom. On the blog Nação hip Hop (Hip Hop Nation) [pt], PekaGBoom's message is described as an invitation “to meditate”.

  • pekagboom

    ola sara Moreira antes de mais venho por este meio agradecer a divulgação do meu som. abri os olhos S.TOMÈ porque na verdade é uma tristeza viver num PAÍS tão lindo com vários problemas em maioria dos ramos sociais. sei que posso ate meter em risco a minha vida por dizer estas verdades mais esta é hora de todos santomense erguer e dizer basta eu orgulho de países tão pobre como cabo verde que lutam por uma pátria melhor parqué que s.tome e outros países da África não esquecem a ganancia e não faça algo que no futuro próximo as novas geração possa orgulhar da sua terra a muita imigração isso é verdade mais se estes países tivesse a dar oportunidade aos estudantes que formam para melhorar suas terras o 3 mundo seria hoje muito melhor do que esta. o meu primeiro trabalho esta ser feito em Lisboa e sou um rapper de causa uma espesse de concelheiro no rap fazer pensar e chegar a razão. mais uma vez meus sinceros comprimentos e continua assim lutando e divulgando o que pode fazer diferença no mundo

    • Obrigada pelo comentário, Pekagboom :)
      É preciso dar mais voz ao teu belo país, São Tomé e Príncipe!
      Gostei de conhecer a tua música de intervenção: continua!

  • nelida

    este video e som nao da para ver? tive que procurar no outro indereço do youtube mais deixa dizer que o som ta muito bem feito gostei muito da letra. força pekagboom continua assim gosto muito das tuas musicas!!!

    • Obrigada por chamares a atenção, Nelida! Já substitui o endereço… parece que o outro utilizador que o disponibilizava fechou conta no Youtube e o video dele deixou de estar disponível…

  • Ya mano!
    Gostei do teu som abre os olhos são Tomé e que continuas assim a cantar pelo teu país…oc

Receive great stories from around the world directly in your inbox.

Sign up to receive the best of Global Voices
Email Frequency



No thanks, show me the site