The much heralded launching of the first Second Life national community happened this Monday, April 23, and Brazilians are getting ready to their outposts in a custom tropicalized virtual environment. The novelty is attracting the attention of users as Linden Labs makes its first attempt to scale and customize the environment to host non-English speaking cultures — and markets. The initiative is the result of the partnership with the local Kaizen Games, which has been announced as a Second Life Global Provider and part of the SL Grid. Bloggers are reporting.
Parece que finalmente a espera acabou. Não há mais notícias sobre prorrogação ou novos avisos de atraso. O Second Life Brasil vai mesmo ser inaugurado, oficialmente, nesta segunda-feira (23/04) com a abertura ao público da maioria de suas 23 ilhas temáticas, ambientadas nas grandes capitais brasileiras. No entanto, a Ilha KGBR03, considerada uma ilha de ‘instrução’, já se encontra aberta para visitação pública, contando com diversos residentes veteranos contratados para auxiliar os novos residentes brasileiros a interagirem no metaverso.
Second Life Brasil estréia finalmente nesta segunda-feira – Mundo Linden
Second Life Brasil finally launches on Monday – Mundo Linden
Na data, entra no ar a tão esperada ilha desenvolvida pela Kaizen que terá reproduções de monumentos brasileiros e toda a horda de lojas e serviços virtuais que motivaram o atraso da estréia da rede – haja reunião de negócios, segundo Maurílio Shintati, presidente da Kaizen. O segredo é grande: nem desenvolvedores do meio tiveram acesso ao lugar, que adianta o responsável de marketing do SL Brasil, virá totalmente compatível com moeda nacional
ganhe Linden Dollars na web, receba em Reais na vida real finalmente, o Second Life Brasil – Chá Quente
Earn Linden Dollars on the web, get Reais in real life – finally,
Second Life Brasil – Chá Quente
Second Life. Está mesmo ficando impossível ignorar esse fenômeno. Mesmo para aqueles que não simpatizam com o software. Revistas, sites, blogs e até mesmo em palestras de marketing, o que se houve é: “Second Life é maravilhoso e representa uma nova tendência em redes sociais. Trata-se de uma nova oportunidade de Marketing”… Já houve até palestra da Petrobrás sobre tecnologia e meio ambiente. Mas tudo bem. E nós, brasileiros? Como estamos reagindo a esse fenômeno? Ler sobre o que acontece lá dentro, realmente da uma perspectiva muito boa de Second Life. Faz você pensar: ‘Caraca, mas como isso é possível? Preciso fazer parte nessa maravilha, desse mundo’.
‘Segunda Vida’ para os Brasileiros! - iGeração
‘Segunda Vida’ para os Brasileiros! - iGeração
One thing that is apparent in the buzz around the inauguration of Brazilian Second Life is its strong connections with big advertisement agencies dealing with advanced marketing strategies. It's obvious that the fuel behind the audacious enterprise is coming from the notion that Brazilians are hooked on social networking, as proved by the Orkut phenomenon and by the number of local avatars already swarming the ‘foreign’ digital islands. Inside SL's virtual environment, publicity campaigns are being designed to foster a direct conversation with customers, offering the opportunity for them to participate in processes that used to be far from user's view, such as product design. As a result, the SL wave in Brazil is presenting plenty of room for many marketing blogs to surf on, even generating some specialized ones dealing with avatar and object scripts, and all Second Life related issues.
Brazil era el país número 7 en febrero. Durante marzo, añadió 87,053 residentes, un incremento de 55.6% en un sólo mes y pasando así a sexto lugar. Se entiende ahora la razón de que Linden Lab esté apoyando fuertemente el crecimiento de esta comunidad, en particular con la creación de Second Life Brasil.
El Estado de Latinoamérica en SL, Marzo 2007 – aenea's Second Life
The state of Latin America in SL, March 2007 - aenea's Second Life
As empresas aproveitam o momento ‘virtual’ para apresentar os pacotes publicitários do site, que pode receber diferenciados tipos de ações ‘in-world’, como promoções, samplings, eventos, comerciais em vídeo, outdoors, tutoriais e também pelas ferramentas tradicionais, como banners na página de entrada. Os pacotes variam de R$ 30 mil a R$ 100 mil por mês durante os primeiros seis meses, com contratos anuais.
Second Life Brasil apresenta pacotes publicitários – Você muito bem informado
Second Life Brasil presents advertisement packages – Você muito bem informado
O veículo motorizado da Sundown começa a circular na próxima semana no Second Life. A moto terá duas rodas na frente e uma atrás, além de uma cobertura para viabilizar o funcionamento do ar-condicionado. “Os clientes virtuais poderão opinar sobre a novidade, incluir sugestões de acessórios e fazer test-drive, além de se cadastrar para encomendar a nova moto que poderá fazer parte da linha de produtos Sundown Motos nos próximos anos”, afirmou Rogério Scialo, diretor comercial e de marketing da Sundown. A campanha dará espaço para os habitantes de Second Life, chamados de avatares, sugerirem nomes para o modelo. Após a avaliação dos resultados, a empresa partirá para a criação da motocicleta para o mundo real.
Sundown mostra foto da moto com ar-condicionado – 2Life
Sundown shows picture of the air-conditioned motorcycle – 2Life
Morar, decorar e experimentar virtualmente um apartamento em três dimensões. Esta é a proposta da Incorporadora Rossi, que acaba de fazer sua primeira incursão no Second Life, a mais recente febre da internet… “A intenção é amplificar a experiência do comprador do imóvel de alto padrão. No Second Life, as possibilidades de demonstração são muito maiores“, afirma em comunicado à imprensa o vice-presidente de tecnologia e projetos da AgênciaClick, Abel Reis. “Ao comprar um imóvel na vida real, o cliente receberá também um imóvel virtual no Second Life, juntamente com um inventário de móveis para fazer testes de decoração e de layout do apartamento. E, ao clicar nos móveis, o cliente terá acesso ao site da loja Etna para obter informações ou até comprá-los”, explica no mesmo comunicado o gerente de marketing institucional da Rossi, Rafael Rossi.
Second Life Brasil entra oficialmente no ar e oferece espaço publicitário e promocional – Arnaldo Rabelo
Second Life Brasil officialy launches, offering publicity and promotional spaces – Arnaldo Rabelo
Já pensou em participar de uma festa virtual? Pois isso já é possível. Para comemorar 20 anos no Brasil, a Intel do Brasil vai promover no próximo dia 24 de abril uma festa via Second Life. A multinacional está divulgando pela web os convites. A comemoração começa às 20h00 e a entrada é livre para residentes do Second Life. Executivos da Intel vão estar presentes ao evento com avatares personalizados.
Intel faz festa no Second Life – Liberdade Digital
Intel celebrates inside Second Life – Liberdade Digital
Boa Noite, como o negocio aqui é script, convido voces a conhecerem o Blog Mundo Linden, novidades do Sl, dicas de como construir, customizar avatares, recomendo e muito uma visita ao blog. Quanto a mim e scripts, informo que estou trabalhando em um guia brasileiro de programação em SL, e pretendo disponibilizar, conforme vou terminando os capitulos. Este inicio de trabalho ( pegue aqui ) esta tumultuado, confesso que detesto escrever, tento fugir de uma linguagem excessivamente formal, sou pessimo em diagramação, enfim, espero que vcs abaixem o pdf e comentem muito, mandem e-mail, incentivando ou criticando meu trabalho, so assim eu terei noção se estou conseguindo ser um pouco util a vcs.
Guia Brasileiro de Script – Second Life Brasil
Brazilian Script Guide – Second Life Brasil
Apart from the usual marketing crowds, other groups are preparing themselves to take over Second Life virtual islands. While planning his coming visit to Brazil, the Pope Benedict XVI expressed concerns that the biggest Catholic country — with more than 155 million followers — is yearly losing 1% of its clientele to other faiths, and called for renewed aproaches to the issue. This may be a good reason why a Catholic group is planning a bold move in the newly built virtual ether.
A comunidade e o sistema católico de comunicação Canção Nova está para lançar o segundo maior empreendimento brasileiro no Second Life. É a primeira iniciativa do mundo cristão, em larga escala, no universo virtual da Linden Lab. Já está em adiantado estágio de desenvolvimento a construção da ‘Ilha Canção Nova’, um conglomerado de 25 ilhas, que se tornarão o maior centro cristão brasileiro (e mundial) de convivência, relacionamento, eventos e negócios do Second Life. O projeto já estava em execução, discretamente, há cerca de três meses. Uma equipe de 15 pessoas cuida dos diversos aspectos da ilha, como terraplanagem, infra-estrutura, programação, desenvolvimento multimídia, além das gestões comerciais e administrativas do local.
Rede católica Canção Nova prepara mega empreendimento com 25 ilhas – Mundo Linden
Canção Nova Catholic Network prepares mega-enterprise with 25 islands – Mundo Linden
A palavra-chave no ambiente SL é relacionamento. Relacionar-se implica em conhecer, estreitar contatos, compartilhar. O relacionamento baseado no diálogo é o principal caminho para sustentar uma relação duradoura. E as pessoas querem ser ouvidas, querem dar sua opinião, querem compartilhar experiências e testemunhos, querem ter um canal de comunicação direto. E no Second Life isso é possível! A importância da Canção Nova, neste novo meio de comunicação, é proporcionar um canal de relacionamento entre pessoas que buscam uma vida com sentido, meta principal de todos os nossos esforços. A Canção Nova encara esse novo desafio: adentrar em lugares e atingir um público que ela ainda não chegou. Pessoas que, por alguma razão, ainda não foram atingidas, diretamente, pelos nossos meios de comunicação já existentes.
O Blog Second Life – Blog Canção Nova no Second Life
Second Life Blog – Blog Canção Nova no Second Life
A idéia é simples e genial: um misto de jogo e site de relacionamento, no qual circulam bonequinhos “avatares” – da tradição hindu, que significa “encarnação” – que vão costruindo um mundo próprio com ambientes próprios, moeda própria – “o linden dólar” – … enfim, um novo mundo! … Aí está o resumo do Second Life: ilusão com pouco custo! Abstrair-se da realidade e desenvolver o chamado “pensamento mágico” é característica humana, sem a qual seria impossível viver, porém o Second Life importa dois elementos interessates e perigosos: a auto-suficiência do poder ilimitado e a fantasia sem custo real. Na vida real o limite imposto é extremamente salutar e sua ausência é o que provoca de sociopatas a megalomaníacos. Na vida real o custo embutido em relacionamentos e no consumo de bens e serviços é justamente o que permite a convivência saudável e dolorosa com frustrações e decepções que alicerçam o caráter e a ética. É uma proposta perfeitinha, mas ordinária.
Perfeitinha mas ordinária – Tempo com Deus
Perfect but trumpery – Tempo com Deus
As expected, almost every hype in the Brazilian blogosphere attracts its correspondent counter-hype, and with Second Life it would not be different. The issues about SL ecological sustainability (‘avatars consume as much electricity as Brazilians‘), along with information about arbitrary behavior from the vitual universe ‘Gods’ — Linden Labs’ sys admins — generated some interesting reactions.
Universo virtual é um software-como-serviço totalmente controlado por uma empresa privada que faz o que bem entende com seus habitantes. Ainda por cima, gasta tanta energia por avatar quanto o Brasil por habitante… Ditaduras normalmente promovem quem não as incomoda e de quebra servem de meio ou apoio a seus propósitos. E perseguem implacavelmente quem as questiona, como os habitantes de Second Life que têm sofrido restrições nos seus direitos básicos (como o de expressão livre). Tal é o caso de Prokofy Neva, que foi banido do blog oficial do Second Life depois de ter sofrido outras restrições, em função de suas críticas aos donos e governantes e a habitantes que puxam vocês-sabem-o-que dos mesmos… Temos que prestar mais atenção no que está acontecendo em lugares como Second Life. Porque o que acontece por lá pode vir a rolar, em escala muito maior, num pedaço do mundo real bem próximo do nosso par login/senha. Esta ameaça, claro, é uma grande oportunidade para que nos organizemos para criar nossos próprios (mundos, movidos a) software-como-serviço, abertos e verdadeiramente democráticos.
Second life: ditadura e desastre ambiental – Mundo Net
Second life: dictatorship and environmental disaster – Mundo Net
Polêmica no Second Life. Cada vez mais, o SL começa a se parecer com o mundo real. Onde a sede de lucro começa a superar as barreiras do aceitável. Cartéis começam a se firmar e a detonar a concorrência. Muitos usuários se sentiram prejudicados com o potencial monopólio do câmbio exercido pela parceria IG-Kaizen. Já começam a surgir grupos extremistas dentro do jogo contra as grandes corporações. Os impopulares griefers. Com suas armas hackers. Gerando lags inimagináveis. Como bombas atômicas no mundo real. Empresas já começam a contratar serviços de segurança virtual. Gerando novos negócios dentro do SL.
Segura a mãe que o pai tá doido! Nova novela México-Peru – Meta Bronca
Hold the mother cause the father is nuts! – Meta Bronca
Bem, a ‘festa’ da Intel dentro do SL segue o estilo de outros eventos, com avatares de ‘personalidades’ como a Analy, do Big Brother e a atriz Daniela Suzuki. Avatares que passarem por lá poderão ganhar brindes da Intel com a logomarca da empresa, que darão velocidade 40% na capacidade de vôo dos avatares. Mas perdoem o meu quase desdém diante da novidade. Acho que já passei do saturado quanto a eventos dentro do Second Life e que só servem como happening, ação de marketing na veia, sem grandes valores adicionais. Escrevam aí: daqui a pouco vai ter festa de socialite acontecendo dentro SL e cantado em prosa e verso como se fosse a coisa mais original do mundo. E vocês, estimados leitores. Concordam ou sou só eu que acordei azedo numa Segundona com chuva?
E o Second Life segue no hype, sem sinal de cansaço – Reporteralex
And Second Life's hype goes on, with no signs of fatigue – Reporteralex
It will take some time for regular Brazilians to find out what SL really is. One thing will be an obstacle to its success, for sure: you can't travel much longer and farther in the existing virtual universe without having to pay for it, and Brazilians are very fond of the gratuity of the web. But the contagion is spreading.
Second Life agora também no Brasil, mas para infelicidade geral da nação 100grana ele será pago.
Second Life Brasil: Você está preparado para uma outra vida? – 100grana.com
Second Life Brazil: Are you prepared for another life? – 100grana.com
Sem a barreira do idioma e da negociação em dólares, a presença brasileira no Second Life deve crescer significativamente. Atualmente, o Brasil já conta com cerca de 200 mil residentes – uma das maiores comunidades do metaverso – e as projeções apontam para 2 milhões de usuários até fevereiro de 2008.
Second Life Brasil disponibiliza pacotes publicitários – 2life
Second Life Brasil disponibiliza pacotes publicitários – 2life
7 comments
Great piece.
Its really insane but understandable the phenomenon of Second Life.
In Chile they organized virtual protests recently on Second Life.
The marketing aspect of this is kind of disgusting, though.
Saludos,
Tomás
The Brazilians are coming, the Brazilians are coming!…
Global Voices Online has a suberb summary of a number of blog posts about the rapidly expanding Brazilian presence in Second Life. Brazil is such a huge and culturally powerful country (a sub-continent, really), I could see its people taking…
Visitem no Second Life os escritorios do Grupo PORTUGAL ONLINE que esteve na iauguração da pimeira ilha em Portugal UASL ( Universidade de Aveiro )
Vejam o video no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=_VHbyWMzLl0
Isso é realmente incrivel. Já tinha visto o SL no Fantástico…mas só hoje estou percebendo o seu potencial. Tem algum lugar para conversar com outras pessoas que já participam do SL?
David
o meu anvatar vai baonbr